A criação do curso de Bacharelado em Conservação e Restauro da Universidade Federal do Pará (UFPA), aprovada pela Resolução Nº 5.100, de 26 de outubro de 2018, é o acontecimento mais recente na história da área de conservação e de restauração de bens integrados na Amazônia, que remonta a 1987, quando aconteceu o Curso de Extensão em Preservação de Bens Culturais no curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo da UFPA. Desde então, foram realizadas outras iniciativas no âmbito da formação complementar nessa área na região Amazônica, exemplo é a implantação do Laboratório de Conservação, Restauração e Reabilitação (LACORE), em 2006. Com o apoio do Núcleo de Tecnologia da Preservação e da Restauração (NTPR) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Grupo de Mineralogia e Geoquímica Aplicada (GMGA/UFPA), o LACORE, com o propósito de ser um laboratório de pesquisa, fortaleceu a área de conservação e restauração e propiciou a criação do curso.
Voltado para a valorização, recuperação e transmissão de um diversificado e rico acervo cultural edificado na Amazônia para as futuras gerações, o novo curso de Conservação e Restauro é único nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste e integra o plano de expansão da UFPA, ampliando a atuação desta em outras áreas de conhecimento fundamentais para a região.
Combinando conhecimentos científicos das humanidades com os das ciências naturais e os de base tecnológica, o curso de Conservação e Restauro da UFPA visa o desenvolvimento de uma formação avançada com abordagem interdisciplinar. Reunindo procedimentos e métodos de várias áreas de conhecimento que se complementam para aprimorar a formação qualificada do profissional conservador-restaurador que vai se dedicar à salvaguarda dos bens culturais. O que torna o perfil do curso único no Brasil.
Diretor:
Pabllo Henrique Costa dos Santos
E-mail:
Lattes:
Vice-diretora:
Amanda Monteiro Corrêa Pinto Loureiro
E-mail:
Lattes: